Compartilhe

SOBRE O FÓRUM

Lançado em 2010, o Fórum de Sustentabilidade tornou-se um grande sucesso de público com discussões inteligentes e inovadoras sobre sustentabilidade. O evento é um grande encontro com profissionais de sustentabilidade, construção civil e incorporadores para compartilhar práticas de referência no campo da construção sustentável, beneficiando o setor, sociedade e meio ambiente.

Nesta oitava edição do evento, a ADEMI-BA traz como tema “Sustentabilidade e Seu Impacto na Eficiência Operacional de Novos Condomínios”. Assim, o enfoque estará no que é possível fazer para ter um empreendimento mais funcional e que represente maior economia para o morador. O evento será realizado no dia 23 de maio, no Teatro Eva Herz (Livraria Cultura - Salvador Shopping).

O tema será debatido por especialistas no assunto: o diretor técnico comercial da Sustentech Desenvolvimento Sustentável, Marcos Casado e o especialista em eficiência energética, Antônio Macedo Filho.

Fechar (x)

Marcos Casado

O diretor técnico comercial da Sustentech Desenvolvimento Sustentável, Marcos Casado, trará o tema Metodologia prática e de baixo custo para eficiência energética e hídrica para edificações.

Ao longo da sua experiência, Casado contribuiu para o desenvolvimento de tecnologias e materiais a serem aplicados nas construções sustentáveis e facilidades para implantação no mercado brasileiro.

Marcos Casado é também sócio-fundador da True Energy, empresa que atua com Projeto e Execução de sistemas de otimização energética através do modelo de PSS – Product Service System, onde gera receitas por meio da otimização energética com tecnologia de iluminação LED e sistemas de automação.

Fechar (x)

Antônio Macedo Filho

Especialista em Eficiência Energética, o arquiteto e urbanista Antônio Macedo Filho é um dos nomes confirmados no VIII Fórum de Sustentabilidade.

Com um currículo extenso, Antônio Macedo Filho levará para o Fórum um pouco da sua experiência na área ao ministrar a palestra Construção Sustentável: Custos, Benefícios e Oportunidades.

Referência no tema, o arquiteto é Fundador e Diretor da EcoBuilding Consultoria, Professor do curso de pós-graduação em Sustentabilidade das Edificações do Inst. Presbiteriano Mackenzie e Membro do United Nations Global Compact / RICS SteeringGroup, dedicado à promoção do desenvolvimento sustentabilidade ao redor do mundo.

Fechar (x)

Osvaldo Soliano

O doutor em Política Energética, Osvaldo Soliano, é mais um palestrante confirmado para o VIII Fórum de Sustentabilidade da ADEMI-BA.

Em sua apresentação, Pereira abordará a “Geração de energia em condomínios”, com base em sua vasta experiência na área de energia elétrica, com ênfase em geração de energia a partir de fontes renováveis, eletrificação rural e universalização do serviço, além de atuar também com política energética e mudança climática.

Fechar (x)

Orestes Gonçalves

O Engenheiro Civil, Doutor e Livre-Docente pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo - Poli-USP, Orestes Gonçalves falará sobre “Uso eficiente da água em edifícios – tecnologia e gestão da demanda da água”. Ele irá abordar a questão da implementação de tecnologias que possibilitem a utilização mais eficiente da água e, consequentemente, a obtenção de melhores indicadores de consumo é fundamental no cenário de escassez hídrica enfrentado atualmente.

Além disso, serão apresentados os mecanismos de qualidade de equipamentos de sistemas de conservação, bem como os modelos de gestão de demanda da água, de acordo a publicação Gestão de Recursos Hídricos na Indústria da Construção da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).ação rural e universalização do serviço, além de atuar também com política energética e mudança climática.

Fechar (x)

Rafael Pastore

O engenheiro civil, Rafael Pastore, também está confirmado no VIII Fórum de Sustentabilidade da ADEMI-BA. Na ocasião, irá apresentar o tema “O Prédio que você não vê: exemplos práticos”, onde irá mostrar exemplos de boas práticas implantadas nos empreendimentos que geram menos custos de manutenção após a entrega, bem como economia de água e energia.

CONHEÇA OS PALESTRANTES
Clique nas imagens para ver o currículo

PROGRAMAÇÃO

14horas – Credenciamento dos participantes

14h30min – Boas vindas do evento, com Cláudio Cunha, presidente da ADEMI-BA

14h40 – Conceito do evento, com Rafael Valente, diretor de Gestão Sustentável da ADEMI-BA

14h55 – Palestra: Metodologia prática e de baixo custo para Eficiência Energética e Hídrica para Edificações.

Marcos Casado, Engenheiro civil com especialização em Administração e Gestão Ambiental; diretor técnico comercial da Sustentech Desenvolvimento Sustentável

15h35 – Palestra: Uso Eficiente da Água em Edifícios – Tecnologia e Gestão da Demanda da Água.

Prof. Orestes Gonçalves, Engenheiro Civil, Mestre, Doutor e Livre-docente pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo - Poli-USP.

16h15 – Palestra: Geração de energia em condomínios.

Osvaldo Soliano, doutor em Política Energética pelo Imperial College of Science, Technology and Medicine, na Inglaterra; doutor em Política Energética; sócio fundador do Centro Brasileiro de Energia e Mudanças Climáticas (CBEM).

16h55 – Palestra: Construção Sustentável: Custos, Benefícios e Oportunidades.

Antonio Macêdo Filho, Master em Arquitetura Bioclimática e Edifícios Inteligentes pela Universidad Politécnica de Madrid; diretor da EcoBuilding Consultoria.

17h35 – Palestra: O prédio que você não vê: exemplos práticos.

Rafael Pastore, engenheiro civil pela Universidade do Estado da Bahia.

18h15 – Diálogos: Alinhando o discurso à pratica | Mesa de debates

18h55 – Encerramento | Considerações Finais

19h – Término do evento.

INSCREVA-SE

Preencha os campos abaixo e envie o formulário para efetuar sua inscrição.
R$80,00 / R$40,00 meia (estudantes)
Efetuar o deposito identificado em favor da Ademi-BA e enviar comprovante para ademi@ademi-ba.com.br.
Banco: Caixa | Agência:  0991 | Conta Corrente: 796-3 | Operação: 003


Não jogue lixo nos rios e esgotos, preserve a natureza.

Aguarde e-mail de confirmação de inscrição.