21 fev, 2019

2019 tem projeto de crescimento de 7% no setor

Os indicadores de confiança do mercado melhoraram e o índice de intenção de investimentos subiu para 38 pontos.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Indústria da Construção e divulgada através da Confederação Nacional da Indústria (CNI), para este ano, a expectativa é de retomada da economia e crescimento do setor imobiliário.

Os indicadores de confiança do mercado melhoraram e o índice de intenção de investimentos subiu para 38 pontos, o maior nível desde janeiro de 2014. A Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário da Bahia (ADEMI-BA), projeta um crescimento de 7% no setor para 2019.

Segundo ainda a CNI, o índice de perspectivas sobre o nível de atividade aumentou 58,4 pontos, o de novos empreendimentos e serviços subiu 58,1 pontos e de empregados cresceu 56,1 pontos.

O estudo apresenta também que o Índice de Confiança do Empresário da Construção (ICEI-Construção) aumentou para 63,7 pontos em janeiro e está acima da média histórica de 53,1 pontos.

Uma pesquisa feita pela Sondagem de Índices de Confiança Empresarial, divulgados no início do ano pelo Instituto Brasileiro de Economia, da Fundação Getúlio Vargas, mostrou um crescimento de 95,9 pontos no índice de confiança empresarial brasileiro, maior nível desde março de 2014.

Conforme uma pesquisa do Datafolha, 65% dos brasileiros confiam que a situação econômica do país vai melhorar esse ano e possuem expectativa positiva em relação ao emprego.

Para o presidente da Ademi-BA, Claúdio Cunha, 2019 tem tudo para ser um grande ano para a economia e para o mercado imobiliário. Um novo ciclo se anuncia com a expectativa de juros menores, maior abertura de financiamentos imobiliários, ambiente juridicamente mais seguro e clima de otimismo generalizado.