09 ago, 2021

46 anos construindo o amanhã

Artigo publicado no jornal A Tarde, em 07/08/21

O mercado imobiliário é responsável por gerar investimentos, moradia, empregos e melhorar a qualidade de vida. Na Bahia, também é um dos maiores nichos econômicos, distribuindo renda, dignidade e cumprindo um importante papel de inclusão e desenvolvimento social.  

Assim é a ADEMI, 46 anos trabalhando para fortalecer nosso mercado imobiliário, impulsionar nossa economia, gerar empregos e renda; dialogando com o Poder Público e propondo adequações nas legislações; investindo sempre na qualificação de profissionais e de empresas; inovando em tecnologia e ideias; realizando ações sociais; promovendo eventos comerciais, interagindo com as faculdades, mas também, premiando talentos, debatendo e traçando cenários e rumos do setor, apontando caminhos sustentáveis. 

O setor não arrefeceu mesmo diante da atual crise sanitária mundial que nos impôs mudança de práticas, inclusive no que diz respeito à absorção do uso de novas tecnologias, acelerando os processos de digitalização do mercado e a desburocratização dos processos de registro do imóvel.  

Neste mais de um ano e meio em pandemia, nos adaptamos, inclusive, para continuar realizando eventos que puderam não apenas gerar interesse na compra de imóvel, mas, também, mostrar Salvador sob uma visão, como lugar para se investir , trabalhar e viver, se beneficiando de todas as suas qualidades ímpares, clima, praias, infraestrutura, gastronomia, história, e música.  

Na próxima sexta-feira (13), a ADEMI Bahia completa 46 anos de inovação, constante adaptação às mudanças exigidas ora pelo crescimento econômico ora por sua retração, mas sempre mantendo a tradição de caminhar junto com seus associados e de colocar a Bahia à frente das tendências do mercado e, assim, poder atender da melhor forma as expectativas dos consumidores.  

Com muito orgulho e satisfação celebramos essa data e essa Associação, que vem se aprofundando no exercício do associativismo dedicado ao bem coletivo, aos esforços conjuntos pelo melhor para todos, dando mais eficiência aos recursos e conferindo mais competitividade às empresas associadas. Fazemos isso sem perder de vista a satisfação dos clientes e o nosso papel no desenvolvimento do estado e do país.  

Sabendo do potencial do setor, ao longo de mais de quatro décadas, a ADEMI Bahia nunca deixou de cumprir seu papel de estimular o fluxo de crescimento, em diálogo com outras entidades representativas do segmento, do setor público e da iniciativa privada. 

Este trabalho foi conduzido em várias frentes. Seja munindo as empresas com dados estratégicos, de inciativas para garantir tomada de decisões que favoreçam o negócio, construindo parcerias com outros setores da economia, seja realizando ações conjuntas para que os associados tenham mais e melhores condições nas tomadas de decisão.  

Esse legado só é possível pelo envolvimento de líderes com visão elevada, determinada, a exemplo do ex-presidente Marcos de Meirelles Fonseca, que nos deixou neste ano e que, certamente, merece toda a nossa reverência e homenagem.   

Meirelles, que, dentre tantas outras coisas, foi o responsável pela instalação da nossa sede no atual centro econômico da capital baiana, certamente está celebrando conosco. Seu nome passa a ser o nome da nossa sede, como forma de homenageá-lo. 

Nossa tarefa é seguir buscando nos fortalecer institucionalmente para continuar oferecendo suporte técnico, ampliando nossa agenda de eventos, aumentando os espaços de interação, expandindo os serviços prestados e estendendo nossa presença enquanto entidade representativa para atuar de maneira cada vez mais assertiva.  

Há muito trabalho pela frente, como sempre, e nós, da ADEMI Bahia, esse espaço tão importante de apoio aos associados do mercado imobiliário, estamos prontos para seguir evoluindo. Parabéns a todos e todas que ajudam a construir esse setor, tão essencial, diariamente!  

Sabe como se constrói o futuro? Todo dia. Para a ADEMI Bahia, construir é transformar vidas. Mãos à obra. 

  

Cláudio Cunha
Presidente da ADEMI-BA (Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário da Bahia).