14 nov, 2019

5 PASSOS PARA A COMPRA DE UM IMÓVEL SEM DOR DE CABEÇA

Os bons ventos vindos da estabilidade econômica, aliada a redução de juros indicam que esse é um bom momento para investir na compra de um imóvel. Mas como todo investimento, é preciso planejamento financeiro e pesquisa. Para ajudar nesse processo, a Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário da Bahia (ADEMI-BA) fez uma lista para o comprador se organizar antes de adquirir um imóvel. 

Essas dicas poderão ser colocadas em prática durante o Salão Imobiliário promovido pela ADEMI. O evento acontece de 21 a 24 de novembro no Shopping da Bahia reunindo mais de 3.700 mil unidades com ofertas imperdíveis e condições facilitadas, entre imóveis em construção, lançamentos e lotes, desde opções econômicas até alto padrão. Ao total, participam 12 construtoras com quase 40 empreendimentos.

1.    Organizando as finanças 
O primeiro passo para quem quer comprar um imóvel é fazer um planejamento financeiro. “O ideal é dar uma entrada de 50% do valor do imóvel, mas a gente sabe que nem todo mundo tem condições de fazer isso. Então, independente da sua renda, existe a opção de fazer as amortizações do valor total do financiamento via Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) a cada dois anos ou utilizar o décimo terceiro”, relata o economista e professor de finanças da UNIFACS, Alex dos Santos. O especialista também recomenda que a pessoa comprometa no máximo 30% da sua renda com a prestação do financiamento, além de realizar o planejamento financeiro para formação de poupança.

2.    Na hora de pagar 
Para que os juros do financiamento sejam menores, a melhor opção é escolher o Sistema de Amortização Constante (SAC) que é mais vantajoso que o Sistema Price, conhecido também como sistema francês de amortização. Para quem não conhece as modalidades, no SAC a prestação cai com o tempo junto com os juros pagos sobre o saldo devedor. Já no Sistema Price, a prestação é constante, embora a amortização seja crescente. “Quando você soma os juros pagos nos dois sistemas, a soma do Price é maior do que o SAC”, conclui o economista. 

3.    Negociando as condições 
O contato e a conversa com o vendedor podem oferecer o diferencial que o comprador estava procurando na hora de fechar o negócio. “O Salão Imobiliário se destaca justamente por isso. Além da variedade de ofertas, o cliente pode se beneficiar das condições especiais que as construtoras e incorporadoras oferecem com exclusividade durante o evento. São benefícios que vão desde a entrada facilitada, descontos imperdíveis e isenção de algumas taxas”, relata o presidente da ADEMI-BA, Cláudio Cunha. 

4.    Segurança
O referencial da construtora e/ou da incorporadora é importante para que o comprador se certifique da qualidade e da entrega do empreendimento. Um bom sinal é quando a empresa é associada a alguma entidade de classe, o que pode garantir um maior respaldo sobre a comprometimento da organização. Pesquisar outros empreendimentos da mesma empresa também é uma forma de deixar o comprador mais seguro sobre a sua escolha. Além disso, o consumidor deve solicitar algumas informações da empresa no momento da compra, a exemplo do alvará de construção e o número do registro de incorporação.

5.    Escolhendo a localização 
Mobilidade, acesso, infraestrutura e qualidade de vida estão entre os pontos que devem ser analisados no momento de optar por um local para se morar. É importante avaliar qual a estrutura disponível no próprio empreendimento, além da existente no entorno. Um comércio variado com mercado, farmácia, açougue, padaria, pet shop, lanchonetes e restaurantes, escolas e hospitais acessíveis, além de opções de lazer e entretenimento, são quesitos importantes que precisam ser analisados. 

*Evento patrocinado pela Caixa Econômica Federal - Governo Federal.