18 jun, 2018

ABECE realiza curso sobre “Projeto de Lajes Protendidas em Edifícios”

O evento tem como objetivo ampliar ou introduzir o conhecimento sobre aspectos teóricos e práticos relacionados a projeto de lajes protendidas.

Com sucesso comprovado nas diversas localidades em que foi realizado, o curso “Projeto de Lajes Protendidas em Edifícios” chega neste segundo semestre, ao interior de São Paulo (São José do Rio Preto) e à capital pernambucana.

Promovido pela ABECE (Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural) e ministrado pelo eng. Maurício Sgarbi com o objetivo de ampliar ou introduzir o conhecimento sobre aspectos teóricos e práticos relacionados a projeto de lajes protendidas, o curso faz parte da proposta da entidade em levar a profissionais da área e estudantes novas tecnologias que podem possibilitar soluções estruturais com grandes vantagens em relação às opções convencionais.

O programa contempla: Conceitos básicos de concreto protendido (introdução e motivação da utilização, vantagens, tipos de protensão); Análise e dimensionamento (consideração da protensão na estrutura: cargas equivalentes e método das seções; níveis de protensão; tensões: verificações de estado limite de serviço; estado limite último: dimensionamento das armaduras passivas); Sistemas estruturais de lajes protendidas (tipos de sistemas estruturais: características, aplicações, vantagens e desvantagens; recomendações de limites de esbeltez; verificações do estado limite de serviço de deformações excessivas; recomendações gerais de detalhamento); Modelos para análise de estruturas protendidas (protensão como carga equivalente: estrutura real x modelos simplificado e refinado; pórtico equivalente; método dos elementos finitos e grelhas; comparação dos resultados dos modelos); Aplicações em projetos (exemplos de projetos em concreto protendido; demonstração de desenhos de traçados, elevações e armaduras passivas; justificativas para a utilização da protensão nos projetos; exemplos de projeto em concreto armado, justificando a não aplicação a protensão).

Engenheiro Civil formado pela UFF (Universidade Federal Fluminense), o instrutor do curso é mestre em Ciências pela COPPE/UFRJ (Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-graduação e Pesquisa em Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro) e professor do quadro permanente da UFF.

Sgarbi é sócio-diretor da Sigma 1 Consultoria e Projetos, atuando na elaboração de projetos estruturais e fundações para diversas construtoras de todo o país. Foi um dos palestrantes brasileiros no 1º Congresso Latino-Americano de Concreto Protendido (SELAP), realizado em Campinas (SP), e ministra diversos cursos e palestras nas principais cidades do Brasil sobre temas relacionados à Modelagem Estrutural e Concreto Protendido.

O curso Projeto de Lajes Protendidas em Edifícios é dirigido a engenheiros civis ou estudantes de Engenharia Civil que tenham cursado disciplinas de concreto armado.

As inscrições estão abertas para os locais abaixo e as aulas serão realizadas das 10 às 19h, às sextas-feiras, e das 8 às 17h, aos sábados:

São José do Rio Preto/SP - 20 e 21 de julho de 2018 - http://site.abece.com.br/index.php/fichas-de-inscricoes/3297.

Recife/PE - 21 e 22 de setembro de 2018 - http://site.abece.com.br/index.php/fichas-de-inscricoes/3298.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 3938-9400 ou por intermédio do e-mail abece@abece.com.br.

Fonte: AECweb