02 mar, 2018

ADEMI-BA DIVULGA LISTA DE AUTORES DOS PROJETOS SELECIONADOS NO PRÊMIO INOVAÇÃO ACADÊMICA

Geração de conhecimento sobre inovação, qualidade e produtividade. Esses são os principais objetivos do Prêmio de Inovação Acadêmica, promovido pela Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário da Bahia (ADEMI-BA), que está reconhecendo projetos de estudantes universitários baianos. 

Após apresentar a proposta às universidades, a ADEMI recebeu a inscrição de 32 projetos. Desse total, 18 foram apresentados a uma comissão julgadora composta por cinco professores de instituições públicas e privada. 

Os docentes escolheram os 10 melhores trabalhos que continuaram na disputa, que desafia alunos de Arquitetura, Engenharia e cursos técnicos de graduação e de pós-graduação. Os autores dos trabalhos selecionados apresentaram em 9 de março, os projetos aos associados da ADEMI-BA. 

Veja a lista dos selecionados 


Premiação 

Ao final, um projeto de cada categoria - curso técnico de graduação e curso de pós-graduação – será escolhido para receber o Prêmio de Inovação Acadêmica: inscrições, passagem, traslado, alimentação e hospedagem para o ENIC 2018 (Encontro Nacional da Construção Civil). 

Entenda o projeto

As propostas apresentadas pelos estudantes versam principalmente sobre o resultado da pesquisa feita entre os associados da ADEMI-BA sobre inovação. A intenção foi elaborar uma seleção com temas considerados importantes pela indústria da construção baiana para serem investigados, visando oferecer soluções aplicáveis no contexto da indústria local, voltadas principalmente para o aumento da produtividade, segurança e qualidade. 

Conheça abaixo os 13 temas elencados: 

1. Kit elétrico industrializado

2. Fachada ventilada

3. Concreto auto adensável

4. Controle de Qualidade de Projetos

5. Contra piso auto adensável

6. Building Information Modeling - BIM

7. Matriz de risco de incorporação Imobiliária conforme norma de desempenho

8. Sistema de comissionamento e entrega de empreendimento imobiliários

9. Impermeabilização com poliureia (quando especificar e quais os cuidados para uso)

10. Impressão 3D

11. Projeto de esquadria

12. Banheiro industrializado

13. Sistemas construtivos e ou produtos mais eficientes no uso da Água Potável.