10 mai, 2021

As vantagens do imóvel novo

Artigo publicado no jornal A Tarde, em 08/05/21

O conceito de “morar” mudou. A pandemia que impôs a necessidade de isolamento e alterou rotinas, hábitos e relações interpessoais ressignificou também os espaços.  

Se por um lado o mercado imobiliário cresceu, com a valorização da casa que incorporou novos papéis – passando a abarcar necessidades de trabalho, educação, lazer e família –, por outro, fez emergir, no mesmo compasso, soluções de moradia compatíveis ao novo estilo de vida.   

Isso significa que o segmento precisou se reinventar em tempo recorde para oferecer opções menos padronizadas e mais flexíveis, versáteis, práticas e eficientes – em termos de projetos, inovação e sustentabilidade – a clientes que buscam mais do que cômodos sofisticados.  

O ciclo é virtuoso, para quem deseja comprar ou investir no segmento, e representa a diversificação da cadeia de produtos na entrega de empreendimentos conectados não apenas ao tempo presente, mas a uma visão de futuro que inclui o uso inteligente de recursos, desde o reaproveitamento e tratamento de água a utilização de dispositivos que culminarão, por exemplo, em redução dos custos de manutenção e das taxas de condomínio.  

Para se ter ideia, uma pesquisa do Ibope, encomendada pela Associação Brasileira de Comercializadores de Energia (ABRACEEL), no último ano, revela que 90% dos brasileiros gostariam de substituir a energia elétrica por energia solar, eólica ou proveniente de outra fonte renovável – desejo que vem se impondo no mercado.  

Os novos empreendimentos incluem tecnologias aplicadas desde a concepção para garantir a melhor experiência em moradia.  

É possível encontrar empreendimentos que dispõem de sistemas de reaproveitamento da água da chuva, de captação da energia solar, quadra, área verde, espaço kids, salão multiuso, piscina, com coworking exclusivo, pet place – reservado para os animais de estimação –, coleta seletiva, bicicletário, horta e pomar, onde moradores encontram produtos livres de agrotóxico para o consumo.   

Essas condições de conectividade e sustentabilidade não se restringem ao segmento de alto padrão e se tornem cada vez mais acessíveis. 

Aliando os atrativos ao bom momento de compra, a aquisição pode ser estratégica; em termos de projeção econômica, as opções têm se mostrado vantajosas – seja para quem sonha com o imóvel na medida exata do que sempre imaginou, em padrões de sustentabilidade e conforto, seja para quem deseja investir em um excelente negócio.  

A evolução tecnológica digital não se deu apenas nos empreendimentos, mas também no atendimento ao público, com oportunidades ainda nas tratativas comerciais, a Ademi-BA preparou o portal “A Casa Que Eu Quero”, oferecendo, de maneira 100% digital e interativa, uma variedade de imóveis ao cliente que terá, ao alcance das mãos, a possibilidade de agregar valor e fechar negócios online.   

 

Cláudio Cunha        

Presidente da ADEMI-BA (Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário da Bahia).