28 jun, 2021

Construindo em várias frentes

Artigo publicado no jornal A Tarde, em 26/06/21

Portando mensagens positivas e reforçando atenção aos detalhes, o primeiro semestre de 2021 chega ao fim. Diferentemente do cenário de um ano atrás, quando não havia uma previsão clara de superação da crise sanitária, temos um norte, em virtude do maior controle da pandemia, com a vacinação.   

Ao longo dos últimos meses, a ADEMI-BA veio atuando com o objetivo de continuar fortalecendo o mercado imobiliário, mas principalmente, tornar possível o desenvolvimento trazido pela atividade do setor.  

Começamos o ano de forma mais otimista com o início da imunização da população, porém, logo em seguida, confirmou-se a segunda onda da Covid-19 no país.   

Preocupada com um cenário similar à 2020, a ADEMI-BA uniu-se para continuar apoiando o poder público no combate à doença, e tornou possível a instalação e funcionamento do hospital de campanha em Itapuã. O equipamento, que possui dez leitos de UTI e 40 de enfermaria, foi fundamental para enfrentar a nova onda da Covid-19 e continua sendo peça importante para seu enfrentamento em Salvador.   

O período também consolidou o site A Casa Que Eu Quero como a principal plataforma de vendas em formato digital da ADEMI-BA, com nova campanha para promover a comercialização de imóveis por meio de um canal seguro e eficiente, trazendo mais de quatro mil unidades em Salvador, região metropolitana, Santo Antônio de Jesus, Vitória da Conquista e Petrolina (PE).   

A plataforma foi montada há um ano, para facilitar a compra de imóveis sem sair de casa e efetivou o processo de digitalização da ADEMI-BA, consolidando também o sucesso na procura e venda de imóveis durante o período, marcado pela forte queda da taxa Selic e pela maior facilidade de obtenção do crédito imobiliário.  

Nosso primeiro trimestre também gerou resultados importantes, com aumento de 52% na venda dos imóveis em Salvador e região metropolitana e de 31% na Bahia, conforme a pesquisa imobiliária encaminhada por nossa entidade.   

Apresentamos os dados no Panorama Econômico 2021 que ainda contou com a participação de Marcus Araújo, fundador e CEO da Datastore Series, que falou sobre a nova estrutura da compra de imóveis, além do economista chefe da XP Investimentos, Caio Megale, que trouxe uma análise e perspectivas do cenário econômico brasileiro.   

Nas últimas semanas, a ADEMI-BA se uniu ao SINDUSCON-BA, desta vez, para acionar judicialmente a COELBA para restabelecer o diálogo e a atenção da concessionária com os pleitos do setor, além de respeitar a legislação vigente e normas já regulamentadas pela ANEEL.   

A pauta é cada vez mais urgente, e a demora da concessionária vem gerando atrasos nas etapas de obras de empreendimentos. Consequentemente, o mercado deixa de empregar e desenvolver regiões.   

Foram seis meses de ações em várias frentes que, agora concluídos, nos preparam para a segunda metade do ano, com mais trabalho e vontade para defender, não apenas o crescimento do mercado imobiliário, mas o desenvolvimento da economia para a qual ele impulsiona.    

  

Cláudio Cunha            
Presidente da ADEMI-BA (Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário da Bahia).