30 ago, 2021

CRESCER E DESENVOLVER

Artigo publicado no jornal A Tarde, em 28/08/21

Com a divulgação dos indicadores imobiliários do segundo trimestre de 2021 pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), falar sobre isso foi a tônica da semana. Localmente, nossos dados corroboram com os indicadores e evidenciam pontos relevantes. 

A CBIC destacou que os maiores índices de crescimento foram nas regiões Norte e Nordeste, neste 2º trimestre.  

Os indicadores afirmam que o Brasil registrou aumento de 46,1% no número de unidades residenciais vendidas (apartamentos novos) no 1º semestre de 2021, na comparação com o mesmo período do ano passado. Na Bahia, registramos um aumento de 41% nas vendas do primeiro semestre deste ano em relação ao anterior. 

No acumulado dos últimos 12 meses, as vendas locais totalizaram 4.704 unidades, crescimento de cerca de 22% em relação aos 12 meses anteriores. 

A pesquisa ADEMI-BA mostra que os lançamentos de imóveis reduziram 320% no segundo trimestre de 2021.  
 
O sinal amarelo é que o mercado imobiliário nacional teve aumento das vendas e dos lançamentos no segundo trimestre, porém, com mais uma redução dos estoques. Por aqui, o que apuramos é que, com mais vendas do que lançamentos, o estoque de imóveis (na planta, em obras e recém-construídos) reduziu 18% do 2TRI para o 1TRI. 

Como o número de vendas se manteve no mesmo patamar do primeiro trimestre, mas muito superior ao número de unidades lançadas, é grande a nossa preocupação, pois a disponibilidade de unidades para venda por aqui está reduzida e isso pode impactar no crescimento do setor e no preço do imóvel. 

Nesse sentido, o que reforçamos é que precisamos de mais agilidade na aprovação de novos projetos para continuar com os bons resultados que temos visto nos últimos meses. Nosso levantamento mostra que, hoje, temos 47 empreendimentos em aprovação com a Prefeitura de Salvador, o que significa cerca de 16 mil unidades para serem comercializadas. 

Como temos reforçado nesta coluna, o aquecimento do mercado é uma realidade. Como setor que gera empregos e impulsiona a economia, precisamos acelerar a análise e aprovação dos projetos.  


Cláudio Cunha           
Presidente da ADEMI-BA (Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário da Bahia).