25 mar, 2021

Estandes fechados podem prejudicar incorporadoras

Metas de lançamentos e vendas estão mantidas, mas luz amarela se acendeu no mercado

Embora o ano de 2020 tenha sido de crescimento para o setor de incorporação e as empresas tenham sinalizado que, em janeiro e fevereiro, o ritmo de vendas se manteve forte, analistas alertam para os efeitos da piora da pandemia. Eles já consideram que, se o prazo de fechamento dos estandes de comercialização na cidade de São Paulo se estender por alguns meses, o desempenho operacional de curto prazo, principalmente do segmento de médio e alto padrão, poderá ser afetado. A capital paulista é o maior mercado imobiliário do país e tem peso importante no desempenho do setor.

Foram, justamente, as incorporadora com foco nas rendas média e alta que, no segundo trimestre de 2020, suspenderam lançamentos, diante das incertezas e do fechamento temporário dos plantões de vendas. Sem apresentar novos produtos, o total comercializado caiu, ainda que tenha havido conclusão de boa parte das vendas iniciadas antes da proibição de funcionamento dos estandes.

Durante a divulgação dos balanços do 4º trimestre, incorporadoras deixaram claro que mantêm suas metas, mesmo diante do agravamento da pandemia, das incertezas em relação ao ritmo de vacinação e à economia e da retomada do ciclo de alta de juros. Mas a Cyrela informou que, enquanto os estandes estiverem fechados, vai suspender os lançamentos para as classes média e alta. Já a EZTec poderá apresentar seu primeiro projeto do ano mesmo antes da reabertura dos plantões, pois tinha dado início às pré-vendas do empreendimento em janeiro.

Fonte: Valor Investe