12 jul, 2019

Fomento ao mercado imobiliário foi tema de evento com representantes de bancos e incorporadores

Promovido pela Ademi-BA, encontro aconteceu nessa quinta-feira (11)

Alinhar esforços para promover a retomada do mercado da construção civil. Esse foi o objetivo do encontro entre representantes do setor imobiliário e de bancos na manhã dessa quinta-feira (11), no Edifício Empresarial Niemeyer em Salvador. Promovido pela Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário da Bahia (ADEMI-BA), o evento contou com a participação dos bancos Bradesco, Itaú, CAIXA, Banco do Brasil e Inter.

Na ocasião, os dirigentes das incorporadoras baianas puderam conhecer perspectivas e novidades relacionadas ao crédito imobiliário, saber mais sobre taxas de juros praticadas por diferentes bancos, as condições exigidas de financiamento e estreitar o relacionamento, para aquecer o segmento imobiliário.

Tendo apresentado o fluxo operacional para contratação de financiamento, que envolve análise de risco, análise da operação, aprovação nas comissões de crédito e assinatura do contrato, o gerente regional de construção da CAIXA Ricardo Lara afirma que o banco tem adotado diversas medidas para fomentar o mercado imobiliário, sendo, segundo ele, líder no mercado de financiamentos a partir de recursos da poupança.

“Queremos consolidar ainda mais essa liderança e acredito que a perspectiva para concessão de crédito imobiliário é extremamente positiva agora, com o encaminhamento da reforma da Previdência na Câmara dos Deputados. Isso incentiva e torna mais favorável o ambiente de negócios”, declarou Lara.

A importância do ambiente de negócios foi destacada também pelo executivo de contas do nicho imobiliário do Itaú, Paulo Barreto. Para ele, as alternativas de financiamento contribuem para melhorar a governança e a profissionalização das incorporadoras. Segundo Barreto, o mercado passou por transformações nos últimos anos que acarretaram critérios mais minuciosos na análise dos projetos para concessão de crédito.

“Nossa participação nesse evento foi uma maneira de mostrar que estamos disponíveis e abertos às incorporadoras. Com novos projetos, a retomada da confiança, a tendência de redução das taxas de juros no país, passa a haver mais segurança tanto para quem investe no lançamento de imóveis quanto para os próprios compradores”, avaliou Barreto.

Os fluxos de contratação, envolvendo análise de crédito, de engenharia e jurídica, os itens financiáveis (terreno, custos diretos de obras, bonificação de despesas indiretas etc) e os canais de financiamento do Banco do Brasil foram apresentados pelo gerente de Negócios Imobiliários do Banco do Brasil, Antonio Carlos Seixas. De acordo com o executivo, o banco tem tido uma atuação forte atualmente em financiamentos pelo Programa Minha Casa Minha Vida e por recursos do FGTS.

“Esse evento foi muito importante porque através desse contato os incorporadores podem afinar o negócio e entender melhor as nossas dinâmicas de financiamento”, afirmou Seixas e completou “tivemos um crescimento tímido do mercado nesse ano, com poucos lançamentos e a expectativa é que o cenário melhore a partir de agora e se apresente mais forte em 2020”.

Seguindo essa linha de otimização do cenário, o gerente de Negócios Imobiliários do Bradesco Joelson Rios afirmou que o banco tem buscado solucionar os entraves para o empresariado na liberação de recursos e apresentou as condições e exigências que, entre outros aspectos, envolvem uma análise do perfil de comercialização do requerente.

“Temos flexibilidade para entender o momento do mercado bem como a situação do empresário. Tudo tem indicado agora uma melhora da economia, o que estimula não somente o crédito imobiliário quanto a confiança do investidor e do comprador”, pontuou Rios.

Após cada apresentação, os associados puderam solicitar mais informações e esclarecer dúvidas com os representantes dos bancos. O presidente da Ademi-BA, Claudio Cunha, fez um balanço positivo do evento. “A realização desse encontro surgiu a partir do desejo dos nossos associados e representa uma oportunidade de conhecer tanto as linhas de crédito oferecidas pelos bancos quanto de estar mais próximos para fazer uma interface rumo ao fortalecimento do nosso setor”, destacou.