19 jul, 2019

Fórum de Sustentabilidade discutiu a importância das ações sustentáveis para o bem-estar social

Salvador recebeu nessa quinta-feira, 18, o X Fórum de Sustentabilidade promovido pela Associação de Dirigentes do Mercado Imobiliário (ADEMI-BA). O evento, que aconteceu no Teatro Eva Herz da Livraria Cultura (Salvador Shopping), buscou nortear o mercado imobiliário sobre as melhores práticas sustentáveis aplicadas ao seguimento com o tema “A sustentabilidade no mercado imobiliário como motivadora do bem-estar e felicidade social”.

 

Entre palestras, painéis e debates, o encontro destacou a relevância e viabilidade da aplicação de ações sustentáveis, em todas as esferas, para a promoção de um estado de bem-estar social. “A necessidade de levar bem-estar no segmento imobiliário é algo que vem atraindo empresários e clientes cada vez mais preocupados não apenas com reciclagem, energias renováveis, mas também com diferenciais referentes à qualidade de vida de quem produz os projetos imobiliários e daqueles que ocuparão os imóveis”, declarou Cláudio Cunha, presidente da ADEMI-BA, durante seu discurso de abertura do evento.

 

Rafael Valente, Diretor de Gestão Sustentável da ADEMI-BA e coordenador do evento, apresentou o conceito do Fórum para este ano. Segundo ele, a atualidade do tema é fruto de um olhar atento para os assuntos que são destaque nos meios de comunicação e em outros meios de sociabilização.

 

Espaço destinado à divulgação de projetos e outras iniciativas sustentáveis que estão transformando a realidade da cidade, o Painel Inovação contou com a participação de André Fraga, Secretário Municipal de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência de Salvador (SECIS), Victor Cavalcanti, CEO da Interakt, e Saville Alves, co-fundadora da startup SOLOS. Os convidados trataram temas importantes como mobilidade sustentável a partir de um modelo de economia colaborativa, a importância de combater o descarte inadequado de resíduos orgânicos e promover o seu reaproveitamento.

 

“Pessoas felizes constroem um mundo mais sustentável. Por quê?”, esse questionamento foi tema da palestra do Eduardo Pedreira, professor de sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas e coautor do livro Gestão de Negócios Sustentáveis. O professor, que também participou de edições passadas do evento, responde bem ao tema deste ano ao afirmar que “pessoas mais felizes são pessoas mais sustentáveis, o que acaba gerando uma sociedade melhor. A partir daí, tem-se uma economia mais eficaz. A prosperidade econômica gerada por pessoas felizes, que sejam sustentáveis, é importante para a sociedade como um todo, evidentemente também para o mercado imobiliário.”

 

O evento ainda contou com outros dois palestrantes: Alejandro Castañé, diretor-geral de projetos de inteligência coletiva e inovações urbanas da Garimpo Soluções, que apresentou o tema “Cidade Criativa, Cidade Feliz - utopia ou possibilidade?” e Carlos Amorim, franqueado da CASACOR Bahia, que convidou a plateia a refletir sobre a Baía de Todos os Santos como um case de sucesso de sustentabilidade, graças à integração de inúmeros fatores culturais como a música, a arte e a gastronomia, além de meios de mobilidade. O encerramento ficou por conta de um debate onde todos os palestrantes se reuniram para responder às perguntas da plateia.