27 set, 2018

Índice da construção sobe em setembro

O resultado positivo decorre de uma perspectiva mais otimista em relação a demanda para os próximos três meses

De acordo com a sondagem da Fundação Getulio Vargas (FGV), o Índice de Confiança da Construção (ICST) subiu 0,9 ponto em setembro.

O ICST que estava em 79,4 passou para 80,3. De acordo com a coordenadora de projetos da construção da FGV/Ibre, Ana Maria Castelo, o resultado só não foi maior, devido a pré-greve dos caminhoneiros.

Ainda segundo Castelo, as empresas de infraestrutura sofrem o maior impacto no cenário de incerteza e consequentemente “não mostram sinais de melhora na confiança”, completa.

Mas a alta do ICST, de acordo com a FGV, teve influência da situação atual e também das expectativas para os próximos meses.

O Índice de Situação Atual (ISA-CST) subiu 0,7 ponto, e atingiu 72,4 pontos, o maior nível desde junho de 2015 (74,2 pontos). Já o “indicador que mais impactou positivamente o crescimento foi o que mede a percepção sobre a situação atual da carteira de contratos, que aumentou 1,0 ponto, ao passar de 69,8 para 70,8 pontos, o maior nível desde julho de 2015 (71,2 pontos)”, segundo a FGV.

Em relação Índice de Expectativas (IE-CST) o crescimento foi de 1,2 ponto em setembro, subindo para 88,7 pontos, mas o patamar não conseguiu superar as perdas sofridas no último mês. Mas o resultado positivo decorre de uma perspectiva mais otimista em relação a demanda para os próximos três meses, cujo indicador cresceu 2,3 pontos entre agosto e setembro.

Já em relação a Sondagem, o Nível de Utilização da Capacidade (NUCI) do setor teve alta de 1,4 ponto percentual, para 66,4%, atingindo o maior nível desde fevereiro de 2016 (67,0%). Tanto o NUCI para mão de obra quanto para máquinas e equipamentos tiveram variações positivas, 1,4 e 1,2 pontos percentuais, respectivamente.

 

 

 

 

 

 

Fonte: FGV