07 jun, 2018

INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE NA CONSTRUÇÃO CIVIL SÃO TEMAS DE FÓRUM EM SALVADOR

Evento faz parte da Semana Nacional do Meio Ambiente comemorado pela ADEMI-BA

Discutir inovação e tecnologia para uma construção civil mais sustentável e econômica. Este é o principal objetivo da 9ª edição do Fórum de Sustentabilidade, realizado pela Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário da Bahia (ADEMI-BA). O evento acontece no próximo dia 7 de junho, às 14 horas, no Teatro Eva Herz da Livraria Cultura (Salvador Shopping) e tem apoio da Bahia Gás e da Caixa Econômica.

 

O evento faz parte da programação da Semana Nacional do Meio Ambiente e visa discutir boas práticas, a partir de quatro categorias: Startups, Case Inovação, Pesquisa Acadêmica e Palestras, reunindo especialistas, professores e novos profissionais da área que vêm se destacando com soluções efetivas para o setor.

 

A primeira categoria é a de Palestras, com o professor Eduardo Pedreira, professor de sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas e autor do livro “Gestão de Negócios Sustentáveis”. Ele irá abrir o fórum com o tema Inovação Ambiental. Em seguida, é a vez da palestra “Startups – Inovando na Construção Civil”. Quem irá comandar a apresentação é Eduardo Athayde, membro do WWI-Worldwatch, conselho internacional de fundos de investimentos internacionais focados em startups. Athayde pretende levar para discussão o modelo das novas empresas.

 

Pesquisa Acadêmica

Para aliar a expertise dos docentes às boas práticas vistas na academia, o fórum abre espaço para a categoria ‘Pesquisa Acadêmica’ e recebe as apresentações de estudantes que disputaram o Prêmio ADEMI-BA 2018. As contribuições são de Ricardo Castro e Ricardo Freitas, estudantes do Curso de Engenharia Civil do Senai/Cimatec, que irão falar sobre Concreto com pó de mármore.  Clara Galvão, estudante do Curso de Engenharia Civil da UFBA traz uma pesquisa sobre Integração entre BIM e Life Cycle.

 

Construtechs (Startup da Construção)

Avançando para falar sobre o que há de mais moderno no âmbito da construção civil,  a startup paranaense TecVerde apresenta o seu case de sucesso através da palestra “Industrialização na Construção Civil e Sistema Construtivo Wood”. O engenheiro civil Vicente Pires Jr, responsável pela área comercial da empresa, fala sobre o processo de automatização da empresa, que oferece redução de prazo, custo e mão de obra para a construção.

 

 

E, por falar em startups que vem se destacando no setor, a ConstruCODE, empresa baiana que desenvolveu um aplicativo gerador de etiquetas inteligentes para serem utilizadas nos canteiros de obras, participa da categoria ConstruTechs com o tema “Canteiros digitais, menos riscos e mais produtividade nas obras”, com o gerente de projetos BIM e CEO da empresa, Diego Mendes.

 

Case Inovação

A última etapa do Fórum é o de Case Inovação, que traz o engenheiro civil Raymundo Dórea, da Engpiso, para falar sobre “Inovação Ambiental, IoT e Construtech”, trazendo a expertise de uma empresa que existe há mais de dez anos no mercado, mas que vem se reinventando para facilitar os processos para os clientes e se adequar às práticas mais modernas e sustentáveis no controle de umidade, temperatura em ambientes e soluções para condomínios.

 

E, para encerrar o evento, os sócios da SPEC – Segurança e Proteção Ecológica, Lucas Guanabara e José Peroba Filho, falam sobre “Gerenciamento de Resíduos Sólidos e o Consumo Consciente”, seguido de um debate entre os participantes.

 

Inscrições

As inscrições seguem abertas e devem ser feitas através do site www.ademi-ba.com.br. O investimento é de R$80,00 e R$40,00 (estudante). O evento conta com apoio da Caixa Econômica e Bahia Gás.

 

Programação:

 

14h – Credenciamento dos participantes

14h30 – Boas Vindas

14h35 – Início do evento, com Rafael Valente – diretor de Gestão Sustentável da ADEMI-BA


14h45 – Palestra

Inovação Ambiental - Prof. Eduardo Pedreira, professor de sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas. Coautor do livro Gestão de Negócios Sustentáveis.


15h25 – Palestra

Startups - inovando na construção civil - Eduardo Athayde,  Administrador, MBA, membro da equipe internacional do WWI-Worldwatch Institute.


16h05 - Pesquisa Acadêmica

Concreto com pó de mármore - Ricardo Castro e Ricardo Freitas, estudantes do Curso de Engenharia Civil do Senai/Cimatec.


16h20 - Pesquisa Acadêmica

Tema: Integração entre BIM e life cycle |-Clara Galvão, estudante do Curso de Engenharia Civil da UFBA.


16h35 – Startup

Industrialização na Construção Civil e Sistema Construtivo Wood Frame | Vicente Pires Junior, Engenheiro Civil com MBA em Gestão Estratégica de Negócios pela FGV.


17h05 - Startup

Canteiros digitais, menos riscos e mais produtividade nas obras | Diego Mendes, Engenheiro Civil CEO da ConstruCODE, startup baiana premiada pelo CREA-BA.


17h25 - Case Inovação

Inovação Ambiental, IoT e Construtech - Raymundo Dórea, CEO da Engpiso Engenharia & Soluções Integradas; Prêmio Nacional de Inovação (PNI- Edição 2016/2017).


17h45 Case Inovação

Gerenciamento de Resíduos Sólidos e o Consumo Consciente - Reconectando  nossa vida e o mundo dos negócios à sustentabilidade | Lucas Guanabara Engenheiro de Produção com MBA em Gestão de Projetos e José Peroba Filho, Engenheiro Mecânico CEO da SPEC – Segurança e Proteção Ecológica Ltda.


18h05 – Debate

18h45 - Encerramento

 

 

Serviço:

O que: 9ª edição do Fórum de Sustentabilidade da ADEMI-BA

Quando: 7 de junho, das 14h às 17h30

Onde: Teatro Eva Herz da Livraria Cultura (Salvador Shopping)

Inscrições: ademi-ba.com.br