05 dez, 2019

LÍDERES POLÍTICOS SE REÚNEM NA CONVENÇÃO DA ADEMI-BA PARA PROPOR SOLUÇÕES AO MERCADO IMOBILIÁRIO

O evento acontece no Tivoli Ecoresort em Praia do Forte e segue  até o dia 7 de dezembro com o Fórum de Líderes e Investidores do Mercado Imobiliário (FLIMI)

Gestores públicos, analistas do mercado e empresários do segmento imobiliário se reuniram na noite de quinta-feira, 5 de dezembro, para a abertura da 30ª Convenção Anual da Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário (Ademi-BA). O evento acontece no Tivoli Ecoresort em Praia do Forte e segue  até o dia 7 de dezembro com o Fórum de Líderes e Investidores do Mercado Imobiliário (FLIMI).

“Esse é o momento que colocamos em pauta as principais novidades e os eixos que sustentam o nosso negócio. Assim, nos preparamos para inovar, empreender, ocupar espaços, contribuir com a economia e ver a transformação na vida das pessoas e na sociedade por meio do mercado imobiliário”, declara o presidente da ADEMI-BA, Cláudio Cunha.

Entre as novidades anunciadas por ele está a realização da próxima edição do Salão Imobiliário no Centro de Convenções, que será inaugurado em 2020. A edição deste ano movimentou um Valor Geral de Vendas (VGV) de R$ 37 milhões em dois finais de semanas.

A noite de abertura contou com a presença de diversas autoridades públicas. Entre eles, o 1º vice-presidente da Câmara de Deputados, Marcos Pereira, que falou da expectativa de aprovar ainda no 1º semestre de 2020 a Reforma Tributária. “A iniciativa busca equacionar o déficit público e trazer segurança aos investidores no Brasil. O objetivo é a simplificação dos sistemas e unificação dos impostos, com a previsibilidade de redução dos tributos”. Ele citou ainda o crescimento do PIB de 0,6% no terceiro trimestre de 2019, divulgado esta semana pelo IBGE. Dentre os setores analisados, a construção civil cresceu 4,4% quando comparado com o 3º trimestre do ano passado. Com isso, o segmento teve o melhor desempenho desde o primeiro trimestre de 2014.

A fala dele foi seguida da participação do senador Flávio Bolsonaro, que também citou a importância da aprovação de reformas estruturantes para o impulso da economia, a exemplo da Reforma Previdenciária. “O governo está de portas abertas para desburocratizar os processos que impactam o crescimento de setores, como o imobiliário. Queremos causar um ambiente no Brasil de credibilidade e confiança, principalmente para abertura de negócios, pois o governo precisa ser aliado do empresário”, declarou.

Já o secretário de Desenvolvimento Urbano do Estado, Nelson Pelegrino, que compareceu representando o governador Rui Costa, destacou a importância do Minha Casa Minha Vida como maior programa habitacional do país. “A Bahia foi recordista no número de moradias entregues pelo programa, e estamos com expectativa de entrega de mais de 100 mil moradias no estado”, relatou.

Na esfera municipal, esteve presente o secretário de Desenvolvimento e Urbanismo, Sérgio Guanabara, representando o prefeito de Salvador ACM Neto. “O prefeito fez questão de destacar que não vai abrir mão do compromisso que tem com o setor. Hoje temos visto investimentos canalizados para várias áreas, especialmente para a construção civil e incorporação imobiliária, fazendo com que Salvador vire a página da retração econômica, como já vimos em São Paulo e agora está acontecendo com a capital baiana”, afirmou.

Um dos destaques da fala do presidente da Câmara de Vereadores de Salvador, Geraldo Júnior, foi a nomeação que o presidente da ADEMI recebeu com a medalha Thomé de Souza, tornando Cláudio Cunha o mais recente comendador da cidade de Salvador. “A ADEMI é uma parceira importante na condução dos nossos projetos, por isso queremos a participação da entidade na formação da comissão que irá tratar da reformulação da Lei Orgânica, que irá abordar a constituição de princípios do funcionamento do município”, relatou.

Por fim, a noite de abertura contou com a participação do superintendente regional da Caixa Econômica Federal, Marcos Vinicius Nascimento. “Estamos cada vez mais aproximando a Caixa das construtoras, acompanhando a retomada do crescimento do mercado imobiliário com muito otimismo”.

A programação da Convenção segue na sexta e no sábado com palestras e painéis de debate que trazem como temas o uso da tecnologia no mercado imobiliário, o perfil de compra dos clientes, influências externas, novas oportunidades de negócios e muito mais. O evento conta ainda com atrações culturais, com shows de Tatau, Denny Denan e Faustão, além de momentos para degustação de vinhos e um festival de chope.