11 mai, 2018

PRÊMIO INOVAÇÃO ACADÊMICA ELEGE MELHORES DA UNIVERSIDADE

A noite desta quinta-feira (10) foi um marco na carreira dos estudantes de engenharia civil Marcos Brandão e Cristina Pérez...

A noite desta quinta-feira (10) foi um marco na carreira dos estudantes de engenharia civil Marcos Brandão e Cristina Pérez, vencedores do Prêmio Inovação Acadêmica da ADEMI-BA. A premiação aconteceu no Palácio da Aclamação e reuniu diversos profissionais da área de construção do estado.

Com o projeto “Aplicação na simulação Building Information Modeling - BIM 4D visando a melhoria da segurança no canteiro de obra”, Marcos Brandão venceu como projeto de graduação. Aluno de engenharia civil da Universidade Federal da Bahia, agradeceu à Associação pela oportunidade e, a partir de agora, “espera poder desenvolver mais e aprofundar neste tema”.

Já na pós-graduação, a doutoranda Cristina Pérez levou o prêmio com o tema “Uso e simulações Building Information Modeling - BIM 4D para redução das perdas logísticas no canteiro de obras”. Cristina comemora a importância da parceria das universidades com o mercado e a importância de um prêmio valorizar isso. “Os estudantes tem muito o que mostrar e oferecer através da inovação, sustentabilidade e tecnologia”, afirma.

No total, 32 projetos de diversas universidades se inscreveram no prêmio, que deviam incluir temas importantes para a indústria da construção para serem investigados, visando oferecer soluções aplicáveis no contexto da indústria local, voltadas principalmente para o aumento da produtividade, segurança e qualidade. Desses, 18 foram apresentados a uma comissão julgadora composta por cinco professores de instituições públicas e privada, que escolheu os dez melhores e, em seguida, elegeram os vencedores. Além do Prêmio, Marcos e Cristina ganharam inscrições, passagem, traslado, alimentação e hospedagem para o Encontro Nacional da Construção Civil. 


Entenda o projeto
As propostas apresentadas pelos estudantes versam principalmente sobre o resultado da pesquisa feita entre os associados da ADEMI-BA sobre inovação. A intenção foi elaborar uma seleção com temas considerados importantes pela indústria da construção baiana 

Conheça abaixo os 13 temas elencados: 

1. Kit elétrico industrializado
2. Fachada ventilada
3. Concreto auto adensável
4. Controle de Qualidade de Projetos
5. Contra piso auto adensável
6. Building Information Modeling - BIM
7. Matriz de risco de incorporação Imobiliária conforme norma de desempenho
8. Sistema de comissionamento e entrega de empreendimento imobiliários
9. Impermeabilização com poliureia (quando especificar e quais os cuidados para uso)
10. Impressão 3D
11. Projeto de esquadria
12. Banheiro industrializado
13. Sistemas construtivos e ou produtos mais eficientes no uso da Água Potável.