05 jul, 2021

Segundo semestre será promissor

Artigo publicado no jornal A Tarde, em 03/07/21

Chegamos na metade do ano, momento em que se costuma fazer uma avaliação do caminho percorrido e projetar as expectativas para o segundo semestre. Em 2021, mesmo com a continuidade da pandemia, fomos contagiados com o otimismo trazido pelo crescimento da vacinação. Isso impactou toda economia e também o mercado imobiliário, que prevê um desempenho ainda mais promissor entre julho e dezembro.

Os dados são positivos. Em Salvador, especificamente, a arrecadação do Imposto Sobre Serviço (ISS) registrou, em abril, o primeiro aumento em 13 meses e reverteu a tendência de queda vivenciada desde o início da pandemia, em abril de 2020.   

Em abril deste ano, a arrecadação foi 2,2% maior do que a do mesmo período do ano passado, de acordo com o Boletim Econômico-Fiscal, divulgado pela Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz).  

Além da saúde, o segmento imobiliário foi fundamental para impulsionar essa arrecadação. Pelo sexto mês consecutivo, a intenção para compra do imóvel, bateu recorde e chegou a 14.306 milhões de famílias, conforme última avaliação da Datastore, agência especializada em inteligência de mercado.   

De acordo com executivos do setor, a taxa de interessados em comprar imóveis em até 12 meses – considerando o ano de 2021 – chega a 59%. A Abrainc realizou uma pesquisa com empresários do ramo, que projetam uma alta de 35% na comercialização de imóveis em 2021.  

Além de moradia, os imóveis seguem sendo uma excelente opção de investimento, por uma maior segurança e possibilidade de valorização com o passar do tempo.   

Diversas fontes apontam essa tendência. De acordo com a pesquisa da Raio-X FipeZap, 28% dos que compraram algum imóvel tem como expectativa revender após valorização.   

Seja qual for o objetivo, existem diversas formas para auxiliar a compra de imóveis com a crescente disponibilidade de crédito. 

Se a segunda onda da Covid-19 gerou novos fechamentos e medidas restritivas no semestre que está se encerrando, a ampliação da vacinação reforça os ânimos de que haverá mais abertura econômica e, consequentemente, mais geração de renda e emprego. Com mais liquidez na economia, a comercialização dos imóveis cresce e gera demanda para mais lançamentos.   

Nesse sentido, a ADEMI segue com uma programação extensa. Além da celebração pelo 46º aniversário da instituição, teremos também o Fórum de Sustentabilidade e, no final do ano, está prevista a Convenção da ADEMI com expectativa de retomada em formato presencial, com o avanço da vacinação e atenção a todos os protocolos sanitários recomendados.   

  

Cláudio Cunha             
Presidente da ADEMI-BA (Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário da Bahia).