12 jul, 2021

Tecnologia que viabiliza o imobiliário

Artigo publicado no jornal A Tarde, em 10/07/21

A pandemia nos forçou a adiantar uma série de processos, entre eles os tecnológicos. Empresas precisaram converter seus sistemas para o digital, comércios para os formatos de e-commerce, escolas precisaram se adaptar às aulas virtuais e, com o setor imobiliário, essa transformação também precisou avançar.   

Apesar de já enxergarmos um início do que pode ser o fim dessa crise sanitária, com o avanço do programa de vacinação, as mudanças tecnológicas mostram todos os dias que irão ficar, mesmo quando a pandemia passar.   

No imobiliário, um exemplo dessa mudança permanente é o lançamento do Cadastro Imobiliário Brasileiro (CIB), anunciado na semana passada.  A plataforma criada pela Receita Federal agrega informações cadastrais de âmbito nacional de áreas urbanas, rurais, públicas e privadas.   

A ferramenta, além de possibilitar análises e uma localização geoespacial de cada imóvel, também possibilitará - pela primeira vez - a obtenção de um inventário nacional de imóveis.   

Para as imobiliárias, outras tecnologias também chegaram facilitando a vida de clientes e corretores. Entre elas estão as visitas virtuais e o uso de imagens em 360 graus que permitem que o usuário conheça diversos imóveis de forma precisa, sem precisar sair de casa.   

O uso de dados, a inteligência artificial (IA) e os algoritmos permitem que as perguntas corretas gerem dados e métricas que podem fortalecer o negócio, possibilitando um cenário realista do setor e trazendo informações das mais simples, como o fator arquitetônico que está em alta, às mais complexas, como o potencial econômico do setor em regiões especificas.   

Outra ferramenta adotada foi a de plataformas de marketplace, que permite um intermédio de compra e venda entre clientes e diversos fornecedores. As "imobiliárias online”, como ficaram conhecidas no setor, facilitam o processo de compra e venda de imóveis, com contato totalmente remoto, digitalização de documentos, visitas virtuais e inteligência artificial para garantir uma negociação segura.   

Se a pandemia trouxe uma valorização do trabalho remoto e da realização de serviços básicos como fazer as compras do mercado ou resolver pendências bancárias sem precisar sair de casa, outra ferramenta que ganhou destaque foi a de atendimento virtual que, quando rápido e eficaz, se torna essencial para qualquer negócio que passou para o ambiente online.  

Em nosso universo, utilizando a tecnologia “chatbot”, uma forma de inteligência artificial, esse tipo de atendimento permite responder dúvidas básicas de clientes de forma automática, otimizando para que chegue ao corretor, apenas o cliente que está, de fato, interessado.   

Com o celular, informações de um anúncio de compra, aluguel ou venda estão na palma da mão. Por meio de uso de QR Code em anúncios, seja na TV, internet ou ao vivo, basta que o interessado direcione a câmera do celular no quadrado, para ser direcionado a uma página que traz informações de preço, contatos, ou até mesmo um link de compra e negociação.   

As redes sociais também já são integradas ao trabalho das empresas que querem ser conhecidas. Afinal, estas mesmas estão se adaptando e se aprimorando a um formato de marketplace e vitrine para seus seguidores. Com uma geração cada vez mais conectada, o que antes era pesquisado nos buscadores e sites, hoje é feito no Instagram, onde pessoas vão atrás de informações como: formas de contato, serviços oferecidos, horários de funcionamento sobre os mais diversos produtos e serviços.  

Entretanto, ao mesmo tempo que vemos nessas ferramentas o futuro do setor lidando com gerações cada vez mais adaptadas às novas tecnologias, para outras gerações, essa adaptação foi algo forçado, trazida pelo momento pandêmico. Por isso, é necessário também encontrar formas de atendimento para este público. 

Esta necessidade, por exemplo, acelerou processo de digitalização da ADEMI-BA, iniciada antes mesmo da crise sanitária, resultando na plataforma A Casa Que Eu Quero, que vem tornando possível jornadas de compra em meio 100% online.   

O futuro do setor está em trazer segurança, praticidade e facilidade para quem quer comprar e vender um imóvel. Seguimos investindo em possibilidades que facilitem processos, trazendo tranquilidade para todos os perfis de cliente.   

  
Cláudio Cunha             
Presidente da ADEMI-BA (Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário da Bahia).