X Fórum de Sustentabilidade Ademi

Dia 18 de julho de 2019, das 14h às 19h

No Teatro Eva Herz da Livraria Cultura (Salvador Shopping)

Tema - A sustentabilidade como motivadora do bem-estar e felicidade social.

FAÇA SUA INSCRIÇÃO

PALESTRANTES

Eduardo Pedreira

Professor de sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas. Coautor do livro Gestão de Negócios Sustentáveis.

Alejandro Castañé

Diretor-geral de projetos de inteligência coletiva e inovações urbanas da Garimpo de Soluções, a exemplo da plataforma Sampa CriAtiva (por encomenda de FecomercioSP, SESC e Senac, em 2013). Codirigiu os ciclos de capacitação em economia criativa e cidades e de mapeamento de singularidade criativas com metodologia própria, em 15 cidades do Ceará e de Minas Gerais (Sebrae CE e Sebrae MG, 2015). Foi Diretor-Executivo do OpenCity Lab, plataforma de inovação aberta baseada em startups com impacto urbano (em parceria com a agência Repense, em 2016/17) e Coordenador de Pesquisa, Benchmark e Conteúdo do projeto Território Criativo DF (2017/18), abrangendo 14 regiões administrativas do Distrito Federal. Coorganizou a etapa brasileira da Creative Business Cup, copa mundial de empreendimentos criativos (2017 e 2018) e foi Cocurador dos Projetos ‘Meu futuro é agora’ e ‘Diálogos startupeiras’, desenhados para o primeiro ano de ocupação da Arena do Farol Santander em seu ano de inauguração (2018). Palestrante em países tão variados como México, Portugal, Estados Unidos e Bolívia, é docente no Curso de Extensão em Economia Criativa e Cidades da Universidade Candido Mendes (RJ) e no PEC em Economia Criativa e Cidades da Fundação Getúlio Vargas (SP). 

Carlos Amorim

Atua em consultoria e execução de projetos de cultura e meio ambiente para área privada. Experiente executivo da área pública, tendo dirigido o PAC das cidades históricas na Bahia, ação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) que restaurou inúmeros monumentos de grande porte em Salvador e no interior. Atualmente é franqueado da CasaCor Bahia, empresa do Grupo Abril, responsável pela realização da maior mostra de design, decoração e paisagismo das Américas.

André Moreira Fraga.

Engenheiro Ambiental, pós-graduado em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e doutorando pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), exerce atualmente a função de Secretário Municipal de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência de Salvador. Ocupa a vice-presidência da Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente (ANAMMA), foi Coordenador Nacional do Fórum de Secretários de Meio Ambiente das Capitais Brasileiras (CB27) por dois mandatos (2017-2019), além de representar Salvador em redes internacionais de cidades como a C40 Cities-Climate Leadership Group, 100Cidades Resilientes, Cities4Forests e ICLEI-Local Governments for Sustainability, tendo sido membro do Conselho ICLEI América do Sul. Integra a Rede de Ação Política pela Sustentabilidade (RAPS)

Victor Cavalcanti

Engenheiro Mecânico formado pela Universidade Federal da Bahia - UFBA - e Duisburg-Essen Universität na Alemanha com experiência profissional na Andrade Gutierrez e Continental Pneus. Atualmente, CEO da Interakt, Startup acelerada pela Renault, Inovativa, Vale do Dendê e vencedora dos programas Arlindo Fragoso do CREA-BA, Edital de Inovação para Indústria do SENAI e FUNDECI do Banco do Nordeste - BNB - com projetos de mobilidade e inovação tecnológica. 

Saville Alves

Co-fundadora da startup SOLOS, que desenvolve soluções para o tratamento dos resíduos orgânicos e secos. O empreendedorismo jovem sempre foi uma de suas principais bandeiras. Durante a faculdade foi diretora da empresa júnior de comunicação da UFBA e diretora da Federação Baiana de Empresas Juniores (UNIJr). Após se formar, deu continuidade a participação ativa como diretora da Associação de Jovens Empreendedores da Bahia. No mercado, desenvolveu competências na área comercial, com trabalho na diretoria de vendas da Oi, na área de Relações Institucionais da Braskem e como coordenadora de recursos de duas organizações sociais. Atualmente, a SOLOS é uma das startups participantes da Chamada Cidade Sustentável do SENAI, Prefeitura de Salvador e Grupo Civil e é a responsável pelo desenvolvimento e operação na Bahia do programa de mudanças de hábitos para a reciclagem, SO+MA Vantagens.

Confira a programação do evento.

14:00 Recepção
14:30 Abertura.
Boas vindas do Presidente da ADEMI-BA, Cláudio Cunha
14:40 Conceito do Evento.
Diretor de Gestão Sustentável e Coordenador do Evento, Rafael Valente.
14:55 Palestra Alejandro Castañé.
Tema: Cidade Criativa, Cidade Feliz - utopia ou possibilidade?
15:35 Palestra Carlos Amorim.
Tema: Baía de Todos os Santos: Sustentabilidade e Cultura
16:15 Painel Inovação (15 minutos para cada expositor).
André Fraga - SECIS;
Victor Cavalcanti - Interakt;
Savile Alves - Solos.
17:05 Palestra. Prof. Eduardo Pedreira.
Tema: Pessoas felizes constroem um mundo mais sustentável. Porque?
17:55 Debates
18:50 Considerações finais
19:00 Termino do evento.

 

 

R E A L I Z A Ç Ã O

 
O meio ambiente é responsabilidade de todos nós