Biblioteca Ademi

  • Manual de Uso, Operação e Manutenção do Imóveis

    Na versão 2019 do Manual de Uso, Operação e Manutenção do Imóvel, da minuta, foram incluídas referências bibliográficas, modelos dos memoriais, responsabilidades dos projetistas e dos fornecedores, novas orientações dos cuidados e uso

  • E-book Prêmio Inovação Acadêmica 2019

    Melhores projetos apresentados na segunda edição do Prêmio Ademi-BA Inovação Acadêmica, Acompanhando as transformações que impactam o nosso segmento e em busca constante pelo incremento dos sistemas produtivos que envolvem a área de construção, o tema escolhido para esta edição de 2019 foi “A construção civil na era da Indústria 4.0”.

  • E-book Prêmio Inovação Acadêmica 2018

    Melhores projetos apresentados no processo da primeira edição do Prêmio Ademi-BA Inovação Acadêmica, incluindo os vencedores – um na categoria de graduação e outro na pós-graduação. Ao todo, são doze materiais que trazem o uso de novas ferramentas e estratégias de aplicabilidade para setor da construção

  • Juntos construímos dias melhores

    O setor da Incorporação e Construção Civil está unido para fazer este momento difícil passar mais rápido. Sabemos que somos essenciais para o desenvolvimento e crescimento das cidades através da construção de escolas, hospitais, moradias e estradas. Conhecemos nosso potencial na geração de emprego e renda para a população. Atuamos, institucionalmente, para fomentar o crescimento econômico. Seguimos juntos a organizações não-governamentais promovendo a continuidade de projetos sociais e transformando vidas. A ADEMI-BA e o Sinduscon-BA estão trabalhando para construir dias melhores para todos nós. Assistam o vídeo produzido em parceria com a Comunidade da Construção, o SINDIBRITA e a VOTORANTIM.

  • Cristina Toca Pérez, vencedora do Prêmio Inovação Acadêmica 2018 da ADEMI-BA, categoria Pós Grad.

    Se você é profissional ou estudante de Arquitetura ou Engenharia e Construção, em nível técnico, de graduação e pós-graduação e ainda não se inscreveu, fique ligado porque o prazo está encerrando. Ainda não está convencido de que precisa participar do Prêmio? Então, ouça o que diz Cristina Toca Pérez, vencedora do Prêmio em 2018. Ela é aluna de doutorado na UFBA e ganhou a competição com um projeto que pretende melhorar a logística nos canteiros de obras. Não perca tempo e participe também. As inscrições podem ser feitas no site da ADEMI-BA (ademi-ba.com.br) e os projetos deverão ter como tema “Como melhorar a produtividade e a manutenção das edificações na era da indústria 4.0”.

  • Roseneia Melo, uma das vencedoras do Prêmio Inovação Acadêmica 2019 da ADEMI-BA

    Aluna de doutorado na UFBA, desenvolve pesquisas na área da construção civil. Com o prêmio, ela está conseguindo desenvolver um sistema informatizado de inspeção de segurança. Veja o que ela tem a dizer a você que ainda não fez sua inscrição o “Prêmio Inovação Acadêmica 2020”. As inscrições podem ser feitas pelo site da ADEMI-BA (ademi-ba.com.br). Os projetos inscritos deverão ter como tema “Como melhorar a produtividade e a manutenção das edificações na era da indústria 4.0”. Podem participar profissionais ou estudantes de Arquitetura ou Engenharia e Construção, em nível técnico, de graduação e pós-graduação. Participe!

  • Imóvel é sempre imóvel.

    Estamos passando por mais um momento delicado da história de nosso país. Uma pandemia ameaça a vida dos brasileiros e a economia do Brasil. Não será fácil, nós sabemos, mas construiremos juntos um capítulo dessa história falando sobre união, reconstrução e resistência. O setor da Construção Civil continuará dando sua contribuição para o crescimento do país, gerando emprego e renda e promovendo desenvolvimento econômico Realização: Radar Imobiliário | Apoio: ADEMI-BA.

  • Retrospectiva ADEMI 2019

    Confira as ações desenvolvidas pela ADEMI-BA no ano de 2019.

  • Marcos Brandão, vencedor do Prêmio ADEMI-BA, Inovação Acadêmica 2018, categoria Graduação.

    Se você é profissional ou estudante de Arquitetura ou Engenharia e Construção, em nível técnico, de graduação e pós-graduação, este recado é para você. As inscrições para o “Prêmio Inovação Acadêmica 2020” vão até o dia 31 de março.Veja o que diz Marcos Brandão, vencedor do Prêmio em 2018 na categoria Graduação, sobre a importância da premiação no impulsionamento de sua vida profissional.

  • Salão Imobiliário da Bahia 2019

    Salão Imobiliário aconteceu no Shopping da Bahia de 21 a 24 de novembro de 2019.

  • X Fórum de Sustentabilidade (2019). Debates e Considerações finais

    X Fórum de Sustentabilidade da ADEMI-BA, realizado em 18 de julho de 2019, no Teatro Eva Herz - Livraria Cultura.

  • X Fórum de Sustentabilidade (2019). Palestrante: Carlos Amorim

    Tema: Baía de Todos os Santos: Sustentabilidade e Cultura. A partir da sua experiência, pudemos entender como a Baía de Todos os Santos é um case de sucesso de sustentabilidade ao integrar fatores culturais como a música, a arte e a gastronomia, além de meios de mobilidade, se firmando como um pilar de sobrevivência e resistência. Usar os ensinamentos advindos do case da Baía de Todos os Santos pode nos ajudar a repensar em como estamos utilizando os nossos recursos naturais para que possamos almejar uma vida mais produtiva e tranquila para o futuro. Palestrante: Carlos Amorim.Consultor de projetos de cultura e meio ambiente. Franqueado CasaCor

  • X Fórum de Sustentabilidade (2019). Palestrante: Alejandro Castañé.

    Tema: Cidade Criativa, Cidade Feliz - utopia ou possibilidade? Para ele, o mercado imobiliário tem muito a contribuir no impulso à novas formas de conexões sociais, diversidades, valorização do espaço público, estruturas verdes - e também tem muito a se beneficiar com isso. São exatamente essas conexões positivas que irão enriquecer a cidade e torná-la um ambiente mais rico e saudável para se viver. Palestrante: Alejandro Castañé, diretor da Garimpo Soluções.

  • X Fórum de Sustentabilidade (2019). Palestrante: Eduardo Pedreira

    Tema: Pessoas felizes constroem um mundo mais sustentável. Porque? Ele reforçou o conceito de que pessoas sustentáveis são mais felizes e, por consequência, quem é mais feliz é mais sustentável. A prosperidade econômica gerada a partir daí beneficia a sociedade como um tudo, incluindo o mercado imobiliário. Palestrante: Eduardo Pedreira, prof de sustentabilidade da FGV e coautor do livro Gestão de Negócios Sustentáveis

  • X Fórum de Sustentabilidade (2019). Palestrante: André Fraga

    Painel Inovação Ambiental | Destacou a importância de discutir a sustentabilidade nas dimensões econômica, social e ambiental. O objetivo é proporcionar espaços públicos bem cuidados e seguros onde as pessoas possam interagir, promovendo qualidade de vida de maneira mais ampla Palestrante: André Fraga, secretário municipal de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência de Salvador (SECIS).

  • X Fórum de Sustentabilidade (2019). Palestrante: Victor Cavalcanti

    Painel Inovação Ambiental | A união entre a mobilidade e o setor imobiliário em busca de soluções sustentáveis para cidades inteligentes que envolvam a economia colaborativa Palestrante: Victor Cavalcanti - CEO da Interakt, Startup

  • X Fórum de Sustentabilidade (2019). Palestrante: Saville Alves

    Painel Inovação Ambiental | Destacou a importância de incorporar os saberes da natureza dentro das cidades, trazendo para o dia a dia soluções integradas a economia circular. Saville trouxe importantes exemplos que podem ser incorporados por todos nós – aumento da cobertura verde dentro das cidades, o que gera uma melhoria no microclima e diminui as ilhas de calor que se desenvolveram por conta da urbanização desordenada; melhoria da qualidade de vida e da saúde da população a partir do uso de sistemas para captação e reuso de água de chuva; reeducação em relação à geração do resíduo e do desperdício. Palestrante: Saville Alves, co-fundadora da startup SOLOS

  • Clipe X Fórum de Sustentabilidade ADEMI-BA, realizado em 18 de julho de 2019, no Teatro Eva Herz.

    A ADEMI-BA, como sempre pioneira em processos disruptivos, promoveu mais uma edição do Fórum de Sustentabilidade. Com o tema “A sustentabilidade como motivadora do bem-estar e felicidade social”, o foco do evento foi trazer exemplos e promover reflexões em como o mercado imobiliário tem contribuído para esse cenário em busca de uma sociedade mais sustentável e feliz.

  • VIII Fórum de Sustentabilidade (2017). Palestrante: Antônio Macêdo Filho

    VIII Fórum de Sustentabilidade da ADEMI-BA. Realizado em 23 de maio de 2017, das 14 às 19horas, no Teatro Eva Herz, Livraria Cultura, Salvador Shopping. Tema ‘Construção Sustentável: Custos, Benefícios e Oportunidades’. Palestrante: Antonio Macedo Filho. Master em Arquitetura Bioclimática e Edifícios Inteligentes pela Universidad Politécnica de Madrid; diretor da EcoBuilding Consultoria.

  • VIII Fórum de Sustentabilidade (2017). Palestrante: Osvaldo Soliano

    VIII Fórum de Sustentabilidade da ADEMI-BA. Realizado em 23 de maio de 2017, das 14 às 19horas, no Teatro Eva Herz, Livraria Cultura, Salvador Shopping. Tema: Geração de energia em condomínios Palestrante: Osvaldo Soliano, doutor em Política Energética pelo Imperial College of Science, Technology and Medicine, na Inglaterra; sócio fundador do Centro Brasileiro de Energia e Mudanças Climáticas (CBEM).

  • VIII Fórum de Sustentabilidade (2017). Palestrante: Orestes Gonçalves

    VIII Fórum de Sustentabilidade da ADEMI-BA. Realizado em 23 de maio de 2017, das 14 às 19horas, no Teatro Eva Herz, Livraria Cultura, Salvador Shopping. Tema: Uso Eficiente da Água em Edifícios – Tecnologia e Gestão da Demanda da Água Palestrante: Prof. Orestes Gonçalves Engenheiro Civil, Mestre, Doutor e Livre-docente pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo - Poli-USP

  • VIII Fórum de Sustentabilidade (2017). Palestrante: Marcos Casado

    VIII Fórum de Sustentabilidade da ADEMI-BA. Realizado em 23 de maio de 2017, das 14 às 19horas, no Teatro Eva Herz, Livraria Cultura, Salvador Shopping. Tema: Metodologia prática e de baixo custo para Eficiência Energética e Hídrica para Edificações Palestrante: Marcos Casado. Engenheiro civil com especialização em Administração e Gestão Ambiental; diretor técnico comercial da Sustentech Desenvolvimento Sustentável

  • VIII Fórum de Sustentabilidade (2017). Abertura Rafael Valente, diretor.

    VIII Fórum de Sustentabilidade da ADEMI-BA. Realizado em 23 de maio de 2017, das 14 às 19horas, no Teatro Eva Herz, Livraria Cultura, Salvador Shopping.

  • VIII Fórum de Sustentabilidade (2017). Debate

    VIII Fórum de Sustentabilidade da ADEMI-BA. Realizado em 23 de maio de 2017, das 14 às 19horas, no Teatro Eva Herz, Livraria Cultura, Salvador Shopping.

  • VIII Fórum de Sustentabilidade (2017). Palestrante: Rafael Pastore

    VIII Fórum de Sustentabilidade da ADEMI-BA. Realizado em 23 de maio de 2017, das 14 às 19horas, no Teatro Eva Herz, Livraria Cultura, Salvador Shopping. Tema: O prédio que você não vê: exemplos práticos Palestrante: Rafael Pastore. Engenheiro civil pela Universidade do Estado da Bahia

  • VII Fórum de Sustentabilidade (2016). Palestrante: Ricardo Teixeira

    VII Fórum de Sustentabilidade da ADEMI-BA. Realizado em 17 de novembro de 2016, das 14 às 18horas, no Teatro Eva Herz, Livraria Cultura, Salvador Shopping. Tema: Programa de Ética & Compliance e os principais desafios no cenário atual Palestrante: Ricardo Teixeira, sócio da Deloitte Touche Tohmatsu

  • VII Fórum de Sustentabilidade (2016). Debate

    VII Fórum de Sustentabilidade da ADEMI-BA. Realizado em 17 de novembro de 2016, das 14 às 18horas, no Teatro Eva Herz, Livraria Cultura, Salvador Shopping. Rafael Valente - Diretor de Gestão Sustentável da ADEMI-BA Ricardo Teixeira / Ticiana Chicourel - Deloitte Eduardo Rosa Pedreira - Professor da FGV na área de sustentabilidade corporativa e seus desdobramentos André Fraga - Secretário de Cidade Sustentável - PMS Tatiana Bittencourt Dumêt - UFBA - Escola Politécnica

  • VII Fórum de Sustentabilidade (2016). Palestrante: Eduardo Rosa Pedreira

    VII Fórum de Sustentabilidade da ADEMI-BA. Realizado em 17 de novembro de 2016, das 14 às 18horas, no Teatro Eva Herz, Livraria Cultura, Salvador Shopping. Tema:Ética. O que é, para que serve e por que é tão importante para o Brasil. Palestrante: Eduardo Rosa Pedreira. Professor da FGV na área de sustentabilidade corporativa e seus desdobramentos

  • VII Fórum de Sustentabilidade (2016). Apresentação de Carla Visi

    VII Fórum de Sustentabilidade da ADEMI-BA. Realizado em 17 de novembro de 2016, das 14 às 18horas, no Teatro Eva Herz, Livraria Cultura, Salvador Shopping. Tema: Ética, estética e Sustentabilidade. Expositora: Carla Vivi. Cantora, jornalista e gestora ambiental

  • VII Fórum de Sustentabilidade (2016). Abertura, Rafael Valente, diretor

    VII Fórum de Sustentabilidade da ADEMI-BA. Realizado em 17 de novembro de 2016, das 14 às 18horas, no Teatro Eva Herz, Livraria Cultura, Salvador Shopping.

  • VI Fórum de Sustentabilidade (2015). Palestrante: Ana Carla Fonseca

    VI Fórum de Sustentabilidade da ADEMI-BA. Realizado em 9 de julho de 2015, das 14 às 18horas, no UCI Oriente, Shopping da Bahia. Tema: Cidades Criativas: Desafios e oportunidades Palestrante: Ana Carla Fonseca. Profissional de referência em economia criativa, cidades e negócios, Ana Carla liderou projetos em multinacionais por 15 anos, na América Latina, em Londres e Milão. É diretora da Garimpo de Soluções, consultora e conferencista em cinco línguas e 29 países e assessora para a ONU. Escreveu livros pioneiros, como Economia da Cultura e Desenvolvimento Sustentável / e Cidades Criativas.

  • VI Fórum de Sustentabilidade (2015). Palestrante: Carlos Leite

    VI Fórum de Sustentabilidade da ADEMI-BA. Realizado em 9 de julho de 2015, das 14 às 18horas, no UCI Oriente, Shopping da Bahia. Tema: Cidades Criativas, Cidades Compactas Palestrante: Carlos Leite. Especialista em desenvolvimento urbano sustentável, arquiteto e urbanista com mestrado e doutorado pela FAU-USP e pós-doutorado pela Universidade Politécnica da California. Professor na Universidade Presbiteriana Mackenzie e professor visitante em diversas instituições internacionais. É diretor de Stuchi & Leite Projetos e Consultoria em Desenvolvimento Urbano. Autor livro Cidades Sustentáveis, Cidades Inteligentes.

  • VI Fórum de Sustentabilidade (2015). Palestrantes: Antonio Caramelo e Benedito Abbud

    VI Fórum de Sustentabilidade da ADEMI-BA. Realizado em 9 de julho de 2015, das 14 às 18horas, no UCI Oriente, Shopping da Bahia. Tema: Cidades + verdes + humanas + sustentáveis Benedito Abbud. Graduado, pós-graduado e mestre pela FAU, instituição na qual atuou como professor. Do seu escritório, já saíram mais de 6000 projetos de arquitetura paisagística em escalas que vão de residências, condomínios e bairros até cidades inteiras por todo o Brasil e outros três países. Algumas de suas produções recentes: a Praça Victor Civita (SP), o Parque Jefferson Peres (AM), a nova cidade de Parauapebas (PA), a Vila Olímpica (RJ), que será utilizada para alojamento dos atletas em 2016. Desenvolveu projeto paisagístico para a copa do mundo em 2014 e Olimpíadas de 2016. Antonio Caramelo. Formado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Fundador e Presidente da Caramelo Arquitetos Associados, atua há 40 anos nas áreas de construção civil, patologias construtivas, planejamento urbano, projetos arquitetônicos e assessoria empresarial. Tendo como base a inovação e a busca pelas melhores soluções arquitetônicas.

  • VI Fórum de Sustentabilidade (2015). Abertura

    VI Fórum de Sustentabilidade da ADEMI-BA. Realizado em 9 de julho de 2015, das 14 às 18horas, no UCI Oriente, Shopping da Bahia.