Prêmio Ademi 2019

ADEMI-BA ABRE INSCRIÇÕES PARA PRÊMIO INOVAÇÃO ACADÊMICA

Com foco no desenvolvimento da construção e na formação de novos profissionais do mercado, a ADEMI BA está promovendo a segunda edição do PRÊMIO ADEMI DE INOVAÇÃO ACADÊMICA.

Nesta edição o tema será “A construção civil na era da Indústria 4.0” e poderão participar os estudantes de cursos de arquitetura, engenharia e construção, em nível técnico, graduação e pós-graduação, que estejam matriculados em 2018.

Não perca a premiação e a chance de incrementar seu currículo!

CONFIRA O REGULAMENTO

REGULAMENTO PRÊMIO ADEMI-BA 2019

CATEGORIA INOVAÇÃO ACADÊMICA

1. Objetivo do Prêmio

Contribuir para a formação de novos profissionais advindos dos cursos de Arquitetura, Engenharia e Construção, em nível técnico, de graduação e pós-graduação, estimulando a geração de conhecimento sobre inovação, qualidade e produtividade.

2. Quem poderá se inscrever

Poderão se inscrever, mediante anuência prévia do seu orientador, estudantes matriculados em cursos técnico, graduação e pós-graduação relacionados a Arquitetura, Engenharia e Construção durante o ano de 2018.

a) A participação do aluno no concurso é individual ou dupla, sendo obrigatória a inscrição conjunta com o professor orientador de mesma IES – Instituto de Ensino Superior localizada no Estado da Bahia. Um professor poderá ser orientador de mais de um trabalho, mas cada aluno somente poderá encaminhar um trabalho.
b) Todos os alunos concorrerão em uma única categoria, independentemente se estiverem cursando ou cursaram cursos técnicos, graduação e pós-graduação (latu sensu e stricto sensu) em Arquitetura, Engenharia e Construção.
c) É vedada a participação de professores orientadores como membros da Comissão Julgadora.

3. Tema da Pesquisa

A partir de pesquisa interna entre associados e a diretoria da ADEMI-BA foi considerado importante pela indústria da construção baiana para serem investigados, visando a busca de soluções aplicáveis no contexto da indústria local, o seguinte tema:

“A construção civil na era da Industria 4.0”

4. Regras de Julgamento

a) Será composta uma Comissão Julgadora formada por professores de Institutos de Ensino Superior relacionados a Arquitetura, Engenharia e Construção do Estado da Bahia.
b) A Comissão Julgadora é soberana e de suas decisões não caberá recurso.
c) O julgamento dos artigos levará em consideração a contribuição para geração de conhecimento sobre inovação, qualidade e produtividade na Arquitetura, Engenharia e Construção.
d) Os critérios de julgamento e respectivos pesos são:
I. Qualidade técnica: conceitos corretos, profundidade adequada dos conteúdos, rigor metodológico, citação de referências fundamentais para o tema (Peso 2);
II. Grau de Inovação: alinhamento com os temas indicados no presente edital e capacidade de contribuir para a mudança do cenário (Peso 2);
III. Contribuição técnica: identificação de melhoria de produtividade, da segurança, e da sustentabilidade, identificação de riscos associados ao sistema ou produto estudado e atendimento às normas (Peso 3);
IV. Aplicabilidade: aplicação e disseminação da metodologia ou resultado (Peso 2);
V. Qualidade de apresentação: qualidade da estrutura lógica do trabalho escrita/oral, ou seja, a organização dos tópicos que o compõem, envolvendo clareza do texto, qualidade ortográfica e gramatical (Peso 1).
e) Os critérios de julgamento têm pesos distintos e os membros da Comissão Julgadora atribuirão, a cada um, notas de 0 a 10. Os Projetos que não tiverem alinhados com um dos temas do edital e que tiverem notas inferiores a 5,0 serão automaticamente desclassificados.

5. O Julgamento dos trabalhos será composto de 02(duas) etapas:

a) A comissão julgadora fará a Pré-seleção dos 10(dez) melhores trabalhos, segundo ordem de classificação, baseada nos critérios de julgamento mencionados no item “d”, sempre utilizando a média ponderada das notas de pelo menos dois avaliadores da comissão.
b) Será realizada apresentação dos 10 (dez) melhores trabalhos para os associados da ADEMI-BA que irão julgar o melhor trabalho baseados nos critérios de julgamento mencionados no item “d”, sempre utilizando a média ponderada das notas.

6. Premiação:

O melhor trabalho receberá uma bolsa de estudo no valor mensal de R$ 1.500,00 durante 01(um) ano, para desenvolver o artigo. O vencedor do prêmio compromete-se a, no final do período da bolsa, um protótipo de MVP – Mínimo Produto Viável em caso de startup e no caso do aluno tenha ingressado no curso de mestrado em 2019, o mesmo se compromete em apresentar a qualificação de mestrado ao final da bolsa e a monografia ao final do curso de mestrado que deverá ocorrer em até 2 (dois) anos.

7. Como inscrever-se.

Os interessados deverão preencher ficha de inscrição on-line disponível no site da ADEMI-BA, anexando os seguintes documentos:
I. Trabalhos em formato de artigo digital (PDF) com no máximo 10 folhas, com Fonte Times New Roman 12, espaçamento simples entre parágrafos e espaço entre títulos e subtítulos. Neste artigo deverão constar o título do trabalho, resumo, palavras-chaves, introdução, fundamentação teórica, método de pesquisa, resultados (estudos de caso, se for o caso), discussão, conclusão, preposição de pesquisa de mestrado ou MVP, e referências. Para garantir a imparcialidade na avaliação dos artigos estes deverão ser identificados apenas pelos títulos, e não deverão constar autoria, agradecimentos e ou citação de instituição de ensino e ou orientação.
II. Comprovante de Matrícula Institutos de Ensino Superior relacionados a Arquitetura, Engenharia e Construção do Estado da Bahia durante o ano de 2018 (primeiro ou segundo semestre);
III. Cópia legível de documento de identidade com foto do (s) autor (es);
IV. Declaração de Veracidade e Autorização de Publicação, preenchidas e assinadas pelos estudantes e pelo professor orientador;
Sob nenhuma hipótese a ADEMI-BA aceitará trabalhos enviados fora do prazo estipulado no calendário do item “9” deste, ausências, bem como também não se responsabilizará por trabalhos enviados e não recebidos por qualquer motivo, inclusive de ordem técnica. A efetivação da inscrição implica na consequente aceitação de todas as disposições do presente Regulamento pelo estudante.

8. Resultado e Cerimônia de Premiação

O resultado do julgamento será divulgado no site da associação nas datas estipuladas, e a premiação ocorrerá em evento específico promovido pela ADEMI BA.

9. Calendário

a) Inscrições: até 15 de fevereiro de 2019
b) Divulgação do resultado da primeira fase:  1º de abril de 2019
c) Apresentação dos 10 melhores trabalhos: abril de 2019
d) Divulgação do resultado da segunda fase: 2 de maio de 2019

10. Disposições Gerais

Às hipóteses da ocorrência de situações não previstas neste regulamento ou casos omissos, atinentes ao prêmio serão analisados pela ADEMI BA.

11. Dúvidas

Em caso de dúvidas, entre em contato através do e-mail contato@ademi-ba.com.br

INSCREVA-SE

 

Cuidar, guardar, preservar o meio ambiente - responsabilidade de todos nós.