17 jul, 2018

3º Festival da Sustentabilidade e SILABAS

O 3º Festival da Sustentabilidade e SILABAS -Simpósio Latino Americano de Bioarquitetura e Sustentabilidade acontecem de 6 a 9 de setembro de 2018 em Nova Fribrugo-RJ.

A primeira edição o evento, em 2016, ocorreu no Nova Friburgo Country Clube e contou com a participação de milhares de pessoas ao vivo e online assistindo as palestras de grandes especialistas de diversos países, como Jorg Stamm grande mestre da construção com bambu da Green School of Bali ( India), Johan van Lengen autor do “Manual do arquiteto descalço” ( Holanda) e Jorge Belanko autor do famoso documentário sobre Bioconstrução “El Barro, las manos, la casa” (Argentina), além dos shows de música, feira, oficinas e workshops atraindo milhares de turistas para a cidade de Nova Friburgo. 

Devido ao grande sucesso da 2ª edição em 2017 na Praça do Suspiro, este ano será repetido o mesmo local, que foi ainda mais marcante, contando com a expressiva participação de experts como Gernot Minke (Alemanha) e Jorg Stamm (Equador). Na praça tivemos mais interação com a população e o Festival tomou uma proporção ainda maior contando com diversos expositores e palestras em parceria com o SEBRAE.  

SILABAS : Simpósio Latino-Americano de Bioarquitetura e Sustentabilidade

Diversas palestras e oficinas dias 7, 8 e 9 de Setembro.

Palestrantes confirmados:

Jaime Peña – México

Irina Bitleska – Ucrânia

Diego Tort – México

Johan Van Lengen – Holanda 

Novidade – Premiação Projetos Sustentáveis

Em sua 1ª edição, o Concurso Estudantil de Projetos Sustentáveis do 3º SILABAS tem por objetivo fomentar a participação de estudantes de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil nas temáticas relacionadas à bioconstrução, arquitetura vernacular e eco soluções.

A sustentabilidade na construção civil ainda é uma realidade muito distante no Brasil.

Sabe-se que esta é uma das atividades que mais geram resíduos e degradação e deste fato surge a urgência em promover mudanças que vão desde a pesquisa de materiais e técnicas mais “verdes” até a observância das formas de construir de nossos antepassados e sociedades tradicionais. Acreditando que estas mudanças podem vir a partir da educação e reeducação daqueles que atuam na construção civil, a comissão organizadora do SILABAS decidiu lançar este concurso voltado para estudantes de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil. Tendo em vista que a arquitetura sustentável ainda é bastante elitizada e poucos são os empreendimentos de interesse social que apresentam alguma busca por eficiência energética, este concurso pretende reconhecer e premiar projetos que apresentem boas ideias e soluções sustentáveis para unidades de habitação social.

Critérios como conforto, inovação e viabilidade econômica serão avaliados, sempre sob a ótica da sustentabilidade.  

Mais informações sobre o 3º Festival da Sustentabilidade no link