29 mai, 2018

Ecocapsule: minicasa autossustentável e portátil

Imagina poder levar sua casa para lugares remotos e não ter que se preocupar com falta de energia ou água? A empresa da Eslováquia, Nice Archtects, criou a Ecocapsule, cujo nome é bem autoexplicativo. São pequenas cápsulas/moradias ecológicas que podem ser facilmente transportadas em uma unidade atrelada ou até por helicóptero.

Cada uma tem cerca de 11 metros quadrados feita para no máximo duas pessoas, com uma pequena cozinha, cama e casa de banho. A bancada oposta ao dormitório pode servir tanto de mesa de jantar quanto de escritório, já vem embutido fogão e lavatório. 

A energia é fornecida por pequenos painéis solares em seu topo e uma turbina eólica de 750 watts que ficam responsáveis por alimentar a casa, que possui um banco de baterias de 4200 Wh. Esses sistemas tornam a ecocapsule auto sustentável por até um ano, segundo a Nice Archtects. 

Por sua vez, a água é abastecida por um sistema que coleta água da chuva e do orvalho e filtrada internamente para que fique adequadas ao consumo humano.

Com a sua independência da rede por um longo período de tempo, adequa-se a uma ampla gama de usos: desde uma estação de investigação independente, um alojamento turístico até uma habitação de emergência ou uma unidade de ação humanitária.

O módulo é feito de fibra de vidro e aço, que não são materiais renováveis, mas que conferem leveza a unidade, característica importante para facilitar o trasporte.

Quase 10 anos após o conceito visionário ter nascido, seus designers baseados em Bratislava estão finalmente fazendo sua estréia internacional com um lançamento exclusivo de 50 residências fora da rede que podem ser instaladas praticamente em qualquer lugar.

As primeiras unidades já estão sendo comercializadas. A encomenda pode ser feita no site dos fabricantes por € 79,900 (ou cerca de R$ 320 mil), inicialmente só está disponível para clientes que vivem nos Estados Unidos, Japão, Austrália e UE. 

O produto promete ser uma alternativa viável para aqueles que querem rodar o mundo ou apenas viver de forma mais minimalista, podendo alternar entre cenários urbanos e remotos. Apesar de que sabemos que viver fora da rede é algo mais complexo do que a tecnologia integrada à Ecocapsule  individualmente possa oferecer. Mas o projeto tem muito mérito e achamos que faz muito sentido principalmente funcionando como unidades de emergência e ou estações de investigação em lugares afastados. 

Fonte: SustentArqui