04 mai, 2018

Telhas metálicas: como usar em paredes e fachadas

As telhas metálicas podem ser encontradas em aço galvanizado, galvalume, alumínio, aço inox. O aço galvanizado dá ótima resistência às dobras e dificilmente oxida.

O galvalume é alternativa boa (e barata), capaz de manter a aparência até sob ação da maresia. Já o alumínio garante a alta reflexão solar, ao passo que o aço inox, mais forte (e caro), ganha pontos pelo valor estético e manutenção zero. As telhas onduladas (NBR 14 513) e as telhas trapezoidais (NBR 14 514 ) que podem ser básicas ou termoacústicas, ambas para o uso como revestimento de paredes externas e internas.

As versões mais comuns têm espessura de 43 ou 50 mm, suficientes para colocação em telhados ou como fechamento de locais de pequeno porte. Autoportantes são mais usadas em ginásios e galpões, os perfis metálicos com espessura igual ou acima de 80 mm dispensam estrutura. São mais indicados para grandes edificações.

As Termoacústicas: também chamados de sanduíche, eles ajudam no equilíbrio do ambiente.

Com lã mineral: entre duas camadas metálicas, encaixa-se uma fina manta, que oferece razoável isolamento térmico. Outra vantagem está na leveza e na flexibilidade das peças, além do menor custo.

Com poliestireno: O recheio de isopor – em diferentes espessuras – tem seu trunfo na significativa redução de ruídos, especialmente em locais sem forro. É ótimo no bloqueio do calor.

Com poliuretano: A espuma amarela identifica o material mais eficaz para barrar ruído e manter a temperatura estável, além de retardar a proliferação de chamas. Possui o preço mais alto entre os três.

Proteção garantida

Depois de moldadas, as lâminas de aço ganham fina cobertura de zinco ao passar por um processo de imersão a quente – a galvanização. Mesmo que haja furos ou riscos sobre a telha, a proteção catódica impede que a oxidação se instale. Isso feito, a vida útil da telha aumenta, já que a taxa de corrosão do zinco é cerca de 40 vezes mais lenta que a do aço da base. A diferença para o galvalume está na composição da proteção: o segundo material conta com alumínio e silicone no revestimento de cobertura.

Cores são bem vindas

A pintura eletrostática das telhas usa pistolas para uma melhor distribuição do pigmento. Na sequência, elas secam numa estufa a 200 °C. Este conjunto de ações funciona como uma camada extra de proteção e aumenta a resistência das peças.

Fácil manutenção 

Resistentes, as telhas metálicas não exigem muita atenção. Há apenas uma exigência na hora da instalação: remover eventuais limalhas para que não iniciem pontos de oxidação. No mais, a limpeza anual de calhas e rufos é suficiente.

Fonte: Obra24horas